NOSSO BLOG
18/05/2022 às 17h04
5 benefícios da confiabilidade conectada
5 benefícios da confiabilidade conectada

Existem muitas razões pelas quais as organizações podem não ter planos para implementação de dispositivos com tecnologia IIoT (Internet Industrial das Coisas) em seu programa de manutenção. Entretanto, torna-se cada vez mais evidente que as equipes precisam começar a planejar um futuro de confiabilidade conectada, uma vez que as ferramentas que beneficiam os trabalhadores no chão de fábrica, inevitavelmente, melhorarão também a eficiência dos negócios.

1. Conectando pessoas a dados e sistemas

De um modo geral, confiabilidade conectada não significa substituir os profissionais de Manutenção e Confiabilidade (M&C), mas aprimorá-los para melhor atender às necessidades das organizações. Neste sentido, oferecer aos trabalhadores os dados de que precisam e acesso aos sistemas das instalações é vital para um programa de Manutenção 4.0.

Diante disto, a flexibilidade da tecnologia atual não deixa espaço para barreiras. Os profissionais de M&C devem ser capazes de coletar medições de ativos e sistemas da maneira que quiserem, seja com um medidor portátil, um sensor sem fio, um sistema de controle de supervisão e aquisição de dados ou qualquer outro dado de condição/processo.

É importante reforçar que informações isoladas ou inacessíveis não dizem nada. Entretanto, quando as equipes contam com dados adequados e têm acesso aos sistemas operacionais em uma visão unificada, é possível tomar decisões orientadas por dados e resultados. Desta forma, conectar pessoas, dados e sistemas é a base da confiabilidade conectada e capacita os profissionais a fazerem as escolhas corretas e no momento certo.

2. Automatize a coleta de dados para segurança

A remoção da interação entre pessoas e locais perigosos – chamados de “Controles de Perigo” ou “Controles de Engenharia” – é uma maneira comum de melhorar a segurança nas instalações. Os riscos à segurança e à saúde podem ser provenientes de tarefas habituais, de emergência ou atípicas, incluindo medições de rotina ou reparos de emergência devido a falhas.

No entanto, as atividades de manutenção do dia a dia permanecem manuais e muitas vezes reativas, principalmente com ativos de Nível 2 ou de categoria inferior, o que impossibilita que os profissionais de M&C se beneficiem da enorme quantidade de dados baseados em coletas. A partir disto, os ventiladores próximos a tetos, motores em áreas com excesso de calor ou ruído, bombas sob grades e outros ativos inacessíveis estão prontos para a instalação de sensores ou equipamentos de aquisição de dados e de monitoramento remoto para reduzir as rotas manuais. Manter as pessoas fora de perigo não apenas melhora a eficiência, mas também a segurança e o conforto do local de trabalho.

3. Melhore a vida útil dos ativos

Outro ponto relevante é a vida útil dos ativos. Reparar equipamentos com base em um cronograma desperdiça recursos. Os lubrificantes ou componentes podem não ter chegado ao fim de seu ciclo de vida quando a manutenção programada chegar. A partir disso, a manutenção baseada nos históricos de cada máquina e no monitoramento remoto permite que as equipes estendam o período entre os reparos, melhorando o tempo de atividade e a disponibilidade dos ativos.

Diante deste contexto, a manutenção baseada em na confiabilidade trabalha lado a lado com ferramentas robustas e confiáveis, capazes de realizar a medição e monitoramento do ativo com precisão e conectividade com o restante da equipe.

A falha pode introduzir corpos estranhos nos lubrificantes, causar desgaste prematuro dos componentes ou até mesmo gerar riscos para as pessoas. Quando os ativos não estão chegando ao ponto de falha crítica, é menos provável que causem sérias preocupações de segurança. A manutenção baseada na confiabilidade e no histórico de medições e monitoramento, não apenas aprimorará o ciclo de vida e a disponibilidade dos ativos, mas também a agenda da equipe, que passará a realizar reparos com maior assertividade.

4. Mantenha a força de trabalho em movimento

Confiabilidade conectada também significa manter os funcionários com a maior mobilidade possível, ao mesmo tempo em que fornece as informações vitais de que precisam. A integração de várias fontes de dados permite que as equipes de manutenção tomem decisões de manutenção melhores e mais rápidas.

É claro que manter a mobilidade é apenas metade da batalha. Receber informações de ativos com uma força de trabalho móvel é outro aspecto importante de um programa de confiabilidade.

Muitos sistemas de software que agregam as medições dos equipamentos de medições também podem gerar relatórios detalhados de acordo como histórico de monitoramento das máquinas. Isso ajuda a evitar que os ativos se tornem críticos, melhorando o tempo de atividade e a segurança no local de trabalho.

5. Programas de manutenção à prova de futuro

A Revolução Industrial 4.0 já é uma realidade e as tecnologias de Internet Industrial das Coisas já estão sendo utilizadas em fábricas em todo o mundo. Um estudo da SAP revelou que as organizações que implementaram sistemas aprimorados com IIoT eram mais propensas a serem líderes do setor e organizações de classe mundial. O relatório apontou ainda que essas empresas eram mais propensas a ter lucros maiores do que companhias semelhantes que não implementaram estes tipos de dispositivos.

A manutenção não é apenas algo que precisa ser feito, pode ser um mecanismo de valor comercial. Os esforços de manutenção não são apenas encargos onerosos, mas, sim, impulsionadores financeiros. Por conta disto, a manutenção adequada mantém as empresas em conformidade com as regulamentações, mantém-nas produzindo com eficiência, além de aumentar a satisfação de seus colaboradores e melhorar os resultados da organização.

Faça isso...

Pule isso...

Agregue medições de ativos a um repositório baseado em nuvem ou seu software de análise

Envite tomada de decições que não estão baseadas no histórico de monitoramento contínuo das suas máquinas

Obtenha toda a vida útil dos recursos sabendo o momento certo para fazer reparos

Desperdice recursos concluindo a manutenção prematura

Olhe para um dispositivo inteligente para visualizar dados de ativos históricos ou em tempo real

Vá e volte do escritório para obter dados de tarefas individuais

Conectando sua planta ao futuro

O futuro não se trata apenas de conectar dados de ativos a um sistema de armazenamento, trata-se de melhorar a vida e os fluxos de trabalho dos engenheiros e técnicos de manutenção - aqueles que estão no chão de fábrica e em locais remotos -, fornecendo informações necessárias para o sucesso das operações. Quando os trabalhadores são bem-sucedidos, as organizações que os empregam também são. E para a organização, o sucesso geralmente equivale a melhores resultados financeiros.

Garanta que as equipes de M&C sejam capazes de atender às demandas de instalações futuras com mais assertividade, aprimorando seus programas de manutenção baseados na confiabilidade. Para saber mais sobre o universo na manutenção, clique aqui e saiba como a Fluke mantem o seu mundo funcionando!

Leia também:

Manutenção preditiva: o impacto da tecnologia na indústria

A importância da regularidade da manutenção na instalação elétrica

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário