NOSSO BLOG
10/10/2023 às 13h56
Passo a passo para rastrear cabos elétricos nas paredes
Passo a passo para rastrear cabos elétricos nas paredes

Seu dia a dia de trabalho exige o rastreamento de cabos elétricos nas paredes? Se a resposta for sim, você está no local certo. Leia o texto até o final e explore a máxima eficiência dos localizadores de cabo avançados Fluke 2052 e 2062 em seu processo de rastreamento da fiação.

Em outros textos aqui do blog é possível desvendar como fazer a conexão dos seus amarelinhos, bem como a forma mais assertiva de configurar o transmissor. A seguir, você confere o último texto da série.

Aproveite para entrar em contato com um distribuidor e adquirir os seus amarelinhos.

Como rastrear cabos elétricos nas paredes

Com o transmissor devidamente configurado e conectado, o usuário está pronto para rastrear a fiação no circuito. Lembre-se de manter o receptor a pelo menos 1 metro de distância do transmissor para minimizar a interferência do sinal e siga o passo a passo a seguir:

  1. Selecione o modo de uso. O sensor presente nos equipamentos Fluke contam com um modo para verificação rápida, outro para detecção de sinal mais precisa, um para identificar um disjuntor e um para detecção de tensão sem contato (sem transmissor).
  2. Movimente o receptor ao longo da parede para encontrar o nível de sinal mais alto, o que indica a presença do fio.
  3. Ao detectar um sinal, será possível visualizar um sinal forte na escala de força presente no sensor. Se não houver sinal detectado, aumente ou diminua a sensibilidade para diferenciar o condutor de fase do condutor do neutro.
  4. Ajuste a sensibilidade para manter a intensidade do sinal em cerca de 75% da escala (ou conforme recomendado pelo fabricante) para ter uma indicação clara quando o receptor detectar o condutor. Se ajustar ao mínimo e o sinal ainda estiver muito alto, mude o transmissor para o modo “Baixo”.
  5. Continue seguindo o sinal com o receptor até chegar ao final do fio ou a uma conexão com outro equipamento, marcando os locais conforme avança. Repita o processo para rastrear toda a fiação que precisa encontrar. Registre os resultados para referência futura e solução de problemas.

Como identificar os disjuntores

Para identificar mais rapidamente os disjuntores, use o receptor para detectar o sinal do transmissor desta forma:

        Alinhe o sensor perpendicularmente ao disjuntor.

        Escaneie cada disjuntor ou fusível por mais de um segundo em passagens repetidas, até ter certeza de que o visor identifica um sinal forte para apenas um disjuntor ou fusível.

        Registre os resultados e marque os disjuntores para referência futura.

Rastreie o nível de sinal mais alto ao longo da parede até chegar ao final do fio ou uma conexão com outro equipamento

O segredo para identificar um bom localizador de cabos elétricos

Diante dos inúmeros cenários de fiação existentes nas instalações, alcançar bons resultados quando o assunto é rastreamento de cabos elétricos pode ser um enorme desafio. Mas com os localizadores de cabo avançados da Fluke 2052 e 2062 é possível identificar fios atrás de paredes, tetos e também sob pisos.

Dentre as vantagens, destacam-se ainda a categoria e classificação de tensão mais altas, níveis de sensibilidade mais ajustáveis, além de diferentes frequências de saída do transmissor, que garantem segurança e os resultados mais precisos possíveis em praticamente qualquer situação.

Ficou interessado? Então, entre em contato já.

Leia também:

A importância da regularidade da manutenção na instalação elétrica

Dica de manutenção: como os equipamentos multifuncionais contribuem na redução do inventário?

Siga nossa página no Facebook,  Linkedin e Instagram.




COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário