NOSSO BLOG
07/11/2023 às 20h00
Como comissionar um sistema fotovoltaico para obter desempenho máximo
Como comissionar um sistema fotovoltaico para obter desempenho máximo

O avanço tecnológico trouxe consigo uma revolução no campo da energia - os sistemas fotovoltaicos. Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar já equivale a 15,4% da geração total de energia elétrica do Brasil.

No entanto, apesar da engenharia e conhecimento avançados que envolvem esses sistemas, nenhum deles é à prova de falhas. Descubra neste artigo como comissionar um sistema fotovoltaico de maneira efetiva e clique aqui para entrar em contato com um de nossos distribuidores e fazer a cotação de equipamentos Fluke que podem apoiar este processo.

Passo a passo de um comissionamento assertivo

A primeira etapa do comissionamento envolve a certificação de que todos os componentes do sistema fotovoltaico estão instalados corretamente. Isto inclui desde os painéis solares, até os inversores e a verificação de toda a parte de cabeamento e dos dispositivos de segurança.

Desta forma, para garantir que estejam em perfeito estado, é importante realizar testes em todos os cabos e conexões elétricas, além de fazer verificações de isolamento para eliminar falhas que possam causar curtos-circuitos e fugas de energia que impactem negativamente a eficiência do sistema. Para tanto, a Fluke conta com equipamentos robustos e especializados, são eles o Alicate amperímetro True-RMS Fluke 393 FC CAT III de 1.500 V e o Medidor de irradiância solar Fluke IRR1-SOL.

É igualmente importante dar uma atenção especial ao comissionamento dos inversores, peças fundamentais de qualquer sistema fotovoltaico. Desta forma, faz-se necessário configurá-los e inicializá-los de acordo com as especificações do fabricante. Além disso, é importante verificar as condições climáticas locais para adequar a instalação e possíveis manutenções, garantindo o funcionamento adequado do sistema.

Testes e ajustes

Após a instalação, é importante medir a eficiência da conversão dos painéis solares e inversores. Esse processo conta com testes de corrente, voltagem e potência, que verifica que o sistema está operando conforme o esperado. Para esta etapa, é essencial contar com soluções que ofereçam medições precisas, desempenho consistente e confiável, como é o caso do Testador Solar Multifuncional e Analisador de Desempenho Fluke SMFT-1000.

Com base nos resultados dos testes, é preciso analisar as necessidades de ajustes para otimizar a produção de energia solar, considerando fatores como a orientação e inclinação das placas e as condições climáticas. Outro passo essencial é o treinamento adequado dos profissionais que atuam nos sistemas fotovoltaicos.

Monitoramento para eficiência máxima

Para acompanhar continuamente o desempenho do sistema, a configuração de sistemas de monitoramento facilita a identificação de problemas e permite uma manutenção proativa. Afinal, todo o processo de comissionamento deve ser cuidadosamente documentado, incluindo os relatórios de testes e configurações.

Por fim, a implementação de um plano de manutenção preditiva, crucial para o processo, pode ser otimizada com o apoio de equipamentos que centralizam a realização de diversos testes e verificações e análises de curva IV. Além disso, para otimizar o tempo em campo, a conectividade dos equipamentos entre si e em dispositivos móveis apoia na elaboração de relatórios e documentos, que ficam registrados e armazenados em um só lugar. Foi pensando nisso que a Fluke desenvolveu o Fluke Connect, software integrado aos equipamentos Fluke, que promove a conectividade e conexão direta com a nuvem.

Com equipamentos seguros, é possível garantir o desempenho máximo e a manutenção adequada de uma usina fotovoltaica. Quer pedir um orçamento dos equipamentos em destaque neste conteúdo? Então, entre em contato já.

Leia também:

A importância da temperatura para os sistemas fotovoltaicos

O que é eficiência energética?

Siga nossa página no Facebook,  Linkedin e Instagram.


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário