Depois de ler o artigo sobre como identificar as principais causas da energia suja, é hora de entender como evitá-la. Caso você não tenha observado nenhum dos defeitos citados no artigo, um procedimento eficaz para determinar o estado de saúde do seu sistema de distribuição consiste em fazer medições e fazer observações visuais em pontos críticos do sistema. Isto também lhe ajudará a estabelecer uma linha de base que você poderá tomar como referência a próxima vez que for inspecionar e medir. Neste caso, o seu melhor amigo é um diagrama exato de uma linha. Você também precisará de alguma coisa para registrar seus resultados. Uma prancheta serve para isto, mas atualmente um laptop tem muitas vantagens. Percorra a sua instalação de modo sistemático. Comece pelas cargas críticas ou pela entra de serviço, e mova-se em uma direção.
Você tem que conhecer o perfil do sistema em cada ponto, Se você estiver olhando para um equipamento de produção que está rodando a pleno vapor, um único conjunto de medições poderá ser suficiente. Por outro lado, se você estiver observando um transformador, ou a entrada de serviço do edifício, convém registrar medições para todo um ciclo de operação - geralmente um dia ou uma semana. Faça medições em diversas condições de carga.
Para uma análise completa, você deve fazer as seguintes medições:
- Corrente de alimentação e correntes derivadas em cada fase e no neutro. Verifique a voltagem de alimentação e voltagens de derivação em cada fase, e do neutro para a terra. Analise a ocorrência de níveis de voltagem acima ou abaixo do normal, durante um ciclo de operação inteiro. Voltagens baixas do neutro para a terra indicam ligações ilegais, e voltagens excessivas do neutro para a terra indicam sobrecarga.
- Queda de voltagem ao longo de chaves ou disjuntores, em condições de carga elevada. Uma queda de voltagem superior a alguns volts pode indicar que contatos estão falhando e prejudicando a capacidade do sistema de responder a variações de carga.
- Distorção harmônica total da voltagem. A distorção da voltagem não deve ser superior a 5%.
- Perfis harmônicos da voltagem e da corrente. Uma grande distorção da voltagem pode causar superaquecimento e perda de eficiência. A distorção da corrente é normal e é esperada. Se você constatar harmônicos regulares da voltagem ou da corrente, isto indica que alguma coisa está injetando corrente contínua (DC) no seu sistema, e tem que ser isolada.
- Correntes de terra. Observe tanto a magnitude como a forma de onda, se possível. O ruído de alta frequência pode afetar equipamentos sensíveis, e correntes de terra elevadas podem causar "potenciais de toque" letais.
- Equilíbrio de fase, especialmente em motores de ligação direta ("across-the-line motors). As voltagens devem ser constantes, com variação máxima de 5%.
Com estas medições e outras, você pode realizar uma investigação eficaz para detectar seus problemas de energia suja.
Antes de fazer os consertos, procure completar sua análise. Se você notar alguma coisa estranha, procure achar a causa; algo que explicaria todos os sintomas ou a maioria deles. Antes de alterar alguma coisa, registre a condição constatada, na entrada e na saída do ponto de conserto. Por exemplo, se você consertar uma conexão em um painel de distribuição, verifique as condições elétricas de ambos os lados da conexão antes e depois dos reparos. Quanto mais ativo o componente, mais essencial será esta prática. Jamais conserte ou substitua motores ou transformadores sem registrar a condição constatada.
A resposta eficaz à pergunta da energia suja começa com uma análise da qualidade básica da energia. Uma vez constatado que sua energia é limpa, você tem que verificar periodicamente o seu sistema para garantir que ela continue assim. Assim, um programa de testes bem planejado e proativo lhe permite manter a limpeza da sua energia.