Não é segredo que o primeiro indicador
de muitos problemas elétricos e mecânicos comuns é o aumento na temperatura. A utilização de termovisores
na inspeção é um dos recursos
de diagnóstico mais valiosos para a manutenção, uma vez que permite identificar
rapidamente possíveis zonas problemáticas, sem interromper a operação. As imagens térmicas indicam a temperatura da
superfície desses diferentes componentes e permitem que o usuário determine as
próximas etapas de maneira mais assertiva, que podem incluir análises
adicionais, uma correção ou substituição.
Com a geração de imagens térmicas, na maioria
das vezes, você está procurando pontos quentes no equipamento, e é por isso que
é fundamental que o equipamento esteja funcionando com pelo menos 40% da carga
nominal. Embora a geração de imagens térmicas forneça informações imediatas
sobre o mau funcionamento de equipamentos, também é útil para construir perfis
de calor.
Inspeção em Motores
Comece construindo perfis de calor de seus
motores - são simplesmente imagens térmicas de alta qualidade do motor
funcionando em condições normais de operação. Isso fornece uma linha de base
das medições de temperatura que você pode utilizar posteriormente se ou quando
o equipamento apresentar problemas. As imagens térmicas devem incluir todos os
componentes críticos, como o motor, o acoplamento do eixo, o motor e os
rolamentos do eixo, e a caixa de engrenagens.
Ao inspecionar situações de baixa carga,
certifique-se de observar todos os problemas possíveis, mesmo se eles
refletirem apenas uma pequena diferença de temperatura. Conforme a carga
aumenta, a temperatura aumentará e se houver um problema, espere maiores
diferenças de temperatura em cargas mais altas. Todos os motores devem listar a
temperatura normal de operação na placa de identificação. As temperaturas
anormais, que aparecem em uma inspeção de imagem térmica, podem indicar
resfriamento inadequado, problemas de qualidade de energia, falha iminente do
rolamento, falha de isolamento ou desalinhamento do eixo.
Desequilíbrio Trifásico
Capture imagens térmicas de todos os painéis
elétricos e outros pontos de conexão de alta carga, como unidades, desconexões,
controles e assim por diante. Sempre que você descobrir temperaturas mais
altas, siga esse circuito e examine as ramificações e cargas associadas.
Compare todas as três fases lado a lado e
verifique as diferenças de temperatura. Um circuito ou perna mais frio do que o
normal pode sinalizar um componente com falha. Fases mais carregadas parecerão
mais quentes. Os condutores quentes podem ser subdimensionados ou
sobrecarregados. No entanto, uma carga desequilibrada, uma sobrecarga, uma
conexão ruim e harmônicos criam um padrão semelhante, portanto, faça o
acompanhamento com medições elétricas ou de qualidade de energia para
diagnosticar o problema.
Conexões e fiação
Procure conexões com temperaturas mais altas
do que outras sob cargas semelhantes. Isso pode indicar uma conexão frouxa,
apertada demais ou corroída com resistência aumentada. Os pontos quentes
relacionados à conexão geralmente, mas nem sempre, parecem mais quentes no
ponto de resistência, resfriando com a distância desse ponto.
Em alguns casos, um componente frio é anormal
devido à corrente sendo desviada da conexão de alta resistência. Você também
pode encontrar fios quebrados ou subdimensionados ou isolamento com defeito.
Fusíveis
Se um fusível aparecer quente em uma
varredura térmica, ele pode estar atuando na sua capacidade especificada ou
próximo a ela. No entanto, nem todos os problemas são detectados apenas através
do sobreaquecimento, um fusível queimado, por exemplo, produziria uma
temperatura mais baixa que o esperado e deve ser trocado para não comprometer o
funcionamento do circuito.
Centros de Controle de Motor (CCM)
Para avaliar um CCM sob carga, abra cada
componente e compare as temperaturas relativas dos componentes principais:
barramentos, controladores, partidas, contatores, fusíveis, disjuntores,
desconexões, alimentadores e transformadores. Incorpore as diretrizes
fornecidas anteriormente neste artigo para inspecionar as conexões e fusíveis e
identificar o desequilíbrio de fase.
Dica: Meça a carga no momento de cada inspeção
para que você possa avaliar adequadamente suas medições em relação às condições
normais de operação.
Transformadores
Para transformadores a óleo, use um termovisor
para observar as conexões de buchas externas de alta e baixa tensão, tubos de
resfriamento e ventiladores e bombas de resfriamento, bem como as superfícies
de transformadores críticos. Lembre-se de que transformadores secos têm
temperaturas de bobina muito mais altas do que o ambiente, dificultando a
detecção de problemas com imagens térmicas. Incorpore as diretrizes fornecidas
anteriormente para conexões e desequilíbrios.
Os tubos de resfriamento devem estar quentes.
Se um ou mais tubos estiverem relativamente frios, o fluxo de óleo
provavelmente está restrito. Lembre-se de que, como um motor elétrico, um
transformador tem uma temperatura operacional mínima que representa o aumento
máximo permitido na temperatura acima do ambiente (verifique a especificação do
transformador). Qualquer aumento acima da temperatura operacional da placa de
identificação provavelmente reduzirá a vida útil do transformador em 50%.
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3
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Verificação
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