NOSSO BLOG
26/07/2021 às 17h25
6 maneiras de solucionar problemas com imagens térmicas
6 maneiras de solucionar problemas com imagens térmicas

Não é segredo que o primeiro indicador de muitos problemas elétricos e mecânicos comuns é o aumento na temperatura. A utilização de termovisores na inspeção é um dos recursos de diagnóstico mais valiosos para a manutenção, uma vez que permite identificar rapidamente possíveis zonas problemáticas, sem interromper a operação. As imagens térmicas indicam a temperatura da superfície desses diferentes componentes e permitem que o usuário determine as próximas etapas de maneira mais assertiva, que podem incluir análises adicionais, uma correção ou substituição.

Com a geração de imagens térmicas, na maioria das vezes, você está procurando pontos quentes no equipamento, e é por isso que é fundamental que o equipamento esteja funcionando com pelo menos 40% da carga nominal. Embora a geração de imagens térmicas forneça informações imediatas sobre o mau funcionamento de equipamentos, também é útil para construir perfis de calor.

Inspeção em Motores

Comece construindo perfis de calor de seus motores - são simplesmente imagens térmicas de alta qualidade do motor funcionando em condições normais de operação. Isso fornece uma linha de base das medições de temperatura que você pode utilizar posteriormente se ou quando o equipamento apresentar problemas. As imagens térmicas devem incluir todos os componentes críticos, como o motor, o acoplamento do eixo, o motor e os rolamentos do eixo, e a caixa de engrenagens.

Ao inspecionar situações de baixa carga, certifique-se de observar todos os problemas possíveis, mesmo se eles refletirem apenas uma pequena diferença de temperatura. Conforme a carga aumenta, a temperatura aumentará e se houver um problema, espere maiores diferenças de temperatura em cargas mais altas. Todos os motores devem listar a temperatura normal de operação na placa de identificação. As temperaturas anormais, que aparecem em uma inspeção de imagem térmica, podem indicar resfriamento inadequado, problemas de qualidade de energia, falha iminente do rolamento, falha de isolamento ou desalinhamento do eixo.

Desequilíbrio Trifásico

Capture imagens térmicas de todos os painéis elétricos e outros pontos de conexão de alta carga, como unidades, desconexões, controles e assim por diante. Sempre que você descobrir temperaturas mais altas, siga esse circuito e examine as ramificações e cargas associadas.

Compare todas as três fases lado a lado e verifique as diferenças de temperatura. Um circuito ou perna mais frio do que o normal pode sinalizar um componente com falha. Fases mais carregadas parecerão mais quentes. Os condutores quentes podem ser subdimensionados ou sobrecarregados. No entanto, uma carga desequilibrada, uma sobrecarga, uma conexão ruim e harmônicos criam um padrão semelhante, portanto, faça o acompanhamento com medições elétricas ou de qualidade de energia para diagnosticar o problema.

Conexões e fiação

Procure conexões com temperaturas mais altas do que outras sob cargas semelhantes. Isso pode indicar uma conexão frouxa, apertada demais ou corroída com resistência aumentada. Os pontos quentes relacionados à conexão geralmente, mas nem sempre, parecem mais quentes no ponto de resistência, resfriando com a distância desse ponto.

Em alguns casos, um componente frio é anormal devido à corrente sendo desviada da conexão de alta resistência. Você também pode encontrar fios quebrados ou subdimensionados ou isolamento com defeito.

Fusíveis

Se um fusível aparecer quente em uma varredura térmica, ele pode estar atuando na sua capacidade especificada ou próximo a ela. No entanto, nem todos os problemas são detectados apenas através do sobreaquecimento, um fusível queimado, por exemplo, produziria uma temperatura mais baixa que o esperado e deve ser trocado para não comprometer o funcionamento do circuito.

Centros de Controle de Motor (CCM)

Para avaliar um CCM sob carga, abra cada componente e compare as temperaturas relativas dos componentes principais: barramentos, controladores, partidas, contatores, fusíveis, disjuntores, desconexões, alimentadores e transformadores. Incorpore as diretrizes fornecidas anteriormente neste artigo para inspecionar as conexões e fusíveis e identificar o desequilíbrio de fase.

Dica: Meça a carga no momento de cada inspeção para que você possa avaliar adequadamente suas medições em relação às condições normais de operação.

Transformadores

Para transformadores a óleo, use um termovisor para observar as conexões de buchas externas de alta e baixa tensão, tubos de resfriamento e ventiladores e bombas de resfriamento, bem como as superfícies de transformadores críticos. Lembre-se de que transformadores secos têm temperaturas de bobina muito mais altas do que o ambiente, dificultando a detecção de problemas com imagens térmicas. Incorpore as diretrizes fornecidas anteriormente para conexões e desequilíbrios.

Os tubos de resfriamento devem estar quentes. Se um ou mais tubos estiverem relativamente frios, o fluxo de óleo provavelmente está restrito. Lembre-se de que, como um motor elétrico, um transformador tem uma temperatura operacional mínima que representa o aumento máximo permitido na temperatura acima do ambiente (verifique a especificação do transformador). Qualquer aumento acima da temperatura operacional da placa de identificação provavelmente reduzirá a vida útil do transformador em 50%.

Quer saber mais sobre o universo da termografia? Clique aqui.

Leia também:

3 maneiras de realizar inspeções térmicas

Verificação da instalação elétrica: Por que fazer?

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário