Não é segredo
que existe muita pressão nos ombros dos gerentes de manutenção para manter os
sistemas funcionando. Seu sucesso depende do desempenho de máquinas que
requerem atenção regular – sistemas elétricos de motores que operam desde
bombas e transportadores até trituradores, HVAC e ventiladores, entre outros ativos.
Cada minuto perdido
significa prejuízo. Os custos de tempo de inatividade não planejados são
difíceis de calcular, mas muitas vezes significativos. Para algumas indústrias,
pode representar de 1% a 3% da receita, ou seja, potencialmente 30% a 40% dos
lucros, anualmente.
Duas
abordagens comuns para a manutenção do sistema incluem a execução conhecida
como “run-to-fail” e a preventiva. Na abordagem “run-to-fail”, os motores
controlam o tempo de inatividade do sistema. Quando um motor falha, leva tempo
para trazê-lo de volta e colocá-lo em funcionamento novamente. Já em uma
abordagem de manutenção preventiva, os gerentes de manutenção controlam o tempo
de inatividade do sistema, o que significa que a manutenção do motor é planejada,
evitando assim, paradas desnecessárias do sistema.
A imagem
acima representa um exemplo de abordagem de manutenção “run-to-fail”:
1.
Um teste de isolamento foi realizado
no motor antes da instalação
2.
Nenhum teste foi realizado até que
o motor tenha falhado
3.
O motor foi retirado de serviço,
rebobinado, testado e reinstalado
O exemplo
aponta que a falha causou uma parada não planejada na produção. O verdadeiro
custo dessa falha não se limitava ao custo de reparo do motor - até metade do
custo de compra de um motor novo, além de incluir o tempo de produção perdido e
custos de mão-de-obra desperdiçados.
Prevenindo o tempo de inatividade do motor
Testes
periódicos de manutenção do motor fornecem informações valiosas sobre o estado
de deterioração do isolamento e ajudam a prever uma possível falha do sistema.
A prevenção de problemas resultará em um sistema mais livre de falhas e
estenderá a vida operacional do equipamento do sistema. Os testadores
de resistência de isolamento podem ser utilizados para determinar
a integridade de enrolamentos ou cabos em motores, transformadores, comutadores
e instalações elétricas.
O fato é que o
isolamento do motor se deteriorará de duas maneiras: com o tempo e com o uso. O
isolamento deteriorado ou danificado leva a fugas de corrente e, consequentemente,
o desgaste do motor.
Este é o
registro de manutenção de um motor em um programa de manutenção preventiva:
1.
Testes de isolamento foram
realizados regularmente
2.
Os valores de isolamento deterioraram-se
ao longo do tempo
3.
O serviço foi agendado quando o
valor da resistência caiu abaixo de um limite pré-determinado, o que permitiu o
planejamento antecipado do tempo de inatividade
4.
Após o serviço, o motor foi
colocado novamente em operação, iniciando um novo ciclo de manutenção
preventiva e testado - o resultado do teste de isolamento foi melhor do que
quando a manutenção de registros começou.
Iniciando a manutenção preventiva
A mudança da
operação até a falha para a manutenção preventiva inclui a tomada de decisões
sobre o agendamento de testes e a coleta de dados. Aqui estão alguns pontos
importantes a serem considerados:
1.
A frequência de testes deve ser
baseada na idade do motor e na extensão de seu uso. Desenvolva um cronograma
que permita testar os dispositivos mais usados e mais críticos para sua
operação, com mais frequência.
2.
O teste deve ser feito
rapidamente, por meio de ferramentas de fácil utilização e que forneçam
leituras precisas. A Fluke desenvolveu três testadores de resistência de
isolamento que oferecem configuração mais rápida e segura, conectam-se sem fio
à smartphones e tablets e reduzem a quantidade de tempo que os técnicos passam
em áreas perigosas.
·
Fluke
1555 (até 10.000 V)
·
Fluke
1550C (até 5.000 V)
·
Fluke
1587 (até 1.000 V)
3.
Use os dados de teste coletados
para determinar as tendências operacionais e a deterioração do isolamento. Os
testadores de resistência de isolamento da Fluke são equipados com a tecnologia
Fluke
Connect®, que elimina um dos maiores obstáculos à implementação de
um programa de manutenção preventiva: coletar e entender os dados de teste. Até
agora, os técnicos usavam uma abordagem “analógica” para a coleta de dados, o
que impedia a implementação de programas de manutenção preventiva. Os dados
escritos manualmente podem ser difíceis de ler, conter erros introduzidos
quando gravados pela primeira vez, e novamente quando transcritos para um
sistema de armazenamento.
4.
Revise os dados do teste de
resistência de isolamento para determinar quando o serviço precisa ser agendado
para o motor. Usando o aplicativo Fluke Connect em um smartphone ou tablet, o
técnico pode configurar o teste e controlar a ferramenta de teste e, com o
apertar de um botão, coletar instantaneamente e armazenar resultados relevantes
na nuvem para armazenamento permanente e análise, totalmente livre de erros.
Além disso, outras informações específicas do equipamento são armazenadas com
os resultados dos testes associados como data, hora, ordem de serviço e muito
mais.
A manutenção
preventiva que inclui testes de resistência de isolamento dá aos gerentes de
manutenção mais controle sobre os sistemas de motores elétricos. Lembre-se de
que o isolamento do motor se deteriorará e precisará de manutenção em algum
momento. Com a manutenção preventiva, cabe ao gerente de manutenção determinar
exatamente quando isso acontece, garantindo assim mais segurança, economia e
inteligência na operação.
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