NOSSO BLOG
25/05/2022 às 18h03
14 maneiras em que vazamentos de ar ocultos causam estragos em equipamentos
14 maneiras em que vazamentos de ar ocultos causam estragos em equipamentos

Além dos problemas de desempenho e a redução da eficiência energética, os danos causados ​​por vazamentos de gás ou ar comprimido, que geralmente passam despercebidos, podem ser muito significativos. Confira abaixo alguns dos principais problemas ocorridos por vazamentos e como eles podem ser evitados com o Gerador de Imagens Industrial Ultrassônico Fluke ii900, ideal para encontrar esses vazamentos silenciosos e serem reparados antes que causem um tempo de inatividade dispendioso.

1. Falha do regulador de controle de pressão do ar


Este regulador de controle de pressão de ar tem o objetivo de manter os componentes internos secos. Nesta situação, em um primeiro momento, durante uma análise sonora, pensou-se que o ruído emitido era referente à ventilação normal do aparelho. Entretanto, ao utilizar o Fluke ii900 para realizar a verificação, foi constado que existiam dois vazamentos no equipamento. Desta forma, o som emitido a partir do regulador não era parte da ventilação normal, mas, sim, uma falha de vedação que causou o vazamento de ar.

2. Condensação do Painel de Válvulas de Controle de Processo


Este painel de controle é parte de uma válvula de controle de processo – elétrica e pneumática. Neste caso, a reclamação era de uma falha elétrica infundada. Ou seja, a causa raiz do erro não era elétrica. O Fluke ii900 identificou um secador de ar comprimido que não estava funcionando de maneira eficiente, o que causou condensação na área e, eventualmente, fez com que os componentes elétricos falhassem.

3. Corrosão do regulador de pressão


Com o excesso de corrosão, este regulador de pressão não estava mais funcionando. O regulador fazia parte de um equipamento que continha ar comprimido, nitrogênio e dióxido de carbono. Neste caso, um dos reguladores de pressão continuava falhando, mas não era possível identificar o local do problema. Com o Fluke ii900 foram localizados, nas proximidades, pequenos vazamentos de dióxido de carbono que, com o tempo, contribuíram para quebra de componentes, impactando negativamente o tempo de atividade e/ou a qualidade do equipamento. Uma causa raiz de muitas falhas que passa despercebida inúmeras vezes.

4. Tempo de inatividade do atuador da válvula


Este atuador de válvula faz parte de um sistema de gás comprimido. Neste exemplo, o vazamento era desconhecido e estava aumentando a pressão do ar de controle. Como consequência, a pressão máxima de outros dispositivos foi excedida, o que gerou redução da confiabilidade do processo e casou tempo de inatividade para o sistema.

5. Vazamentos de dutos do manipulador de ar em juntas e fixadores



As imagens acima mostram o sistema de dutos de uma cabine de pintura. Para que se entenda, equipamentos com juntas ruins e fixadores frouxos, ou completamente ausentes, geram diversos vazamentos. Diante deste contexto, estes vazamentos têm o potencial de desligar a planta ou contribuir para a descarga ambiental. Neste caso, a manutenção havia sido realizada apenas uma semana antes e, ainda assim, os vazamentos não foram detectados.

6. Vazamentos de ar em linhas automotivo reduzem o desempenho


Estas são linhas de ar pneumáticas em um caminhão semirreboque. Vazamentos  como este, em sistemas pneumáticos, são defeitos de qualidade que podem afetar o desempenho dos sistemas de bordo. Os métodos convencionais de detecção de falha são extremamente demorados nessas situações e podem não encontrar esses tipos de vazamentos.

7. Vazamentos em reservatório possibilitam a contaminação de produtos


Este é um silo, responsável por armazenar diversos tipos de pó, grãos, entre outros, e possui um revestimento de vinil. Um vazamento como esse pode impactar a integridade de todo lote com a contaminação do produto por infiltração de partículas ambientais. Os contaminantes também podem entupir o silo e desligá-lo, ocasionando um tempo de inatividade não planejado. Com a utilização do Fluke ii900, identificou-se um anel defeituoso e uma porca com pressão excessiva na porta do reservatório, responsáveis pela falha.

8. Vazamentos no sistema de extração de poeira levam a um desempenho ineficiente


Neste sistema de extração de poeira, o Fluke II900 detectou um vazamento na pneumática que opera o agitador no sistema. Esse tipo de vazamento causa uma operação ineficiente e pode levar à manutenção adicional ou então à redução ou bloqueio do desempenho.

9. Vazamentos em dutos de climatização ampliam a possibilidade de falhas


A perda de pressão ou vácuo nos dutos de HVAC pode levar à contaminação, equipamentos defeituosos ou problemas de segurança ambiental, caso não haja ventilação adequada.

10. Rolamentos de rolos suspensos muito altos para atender a todas as necessidades de manutenção


Este é um sistema de transporte utilizado para mover caixas por toda a instalação. Os rolamentos deste equipamento requerem manutenção contínua. Neste exemplo, a empresa gastou US$ 4 milhões em andaimes para obter acesso às áreas suspensas afim de realizar a inspeção e manutenção exigida para garantia do desempenho. Inúmeras vezes foram construídos andaimes em locais errados ou a inspeção era realizada em áreas que não necessitavam de manutenção. O Fluke ii900 permitiu uma inspeção completa a partir do piso térreo, eliminando a necessidade dos andaimes e dos custos gerados a partir deles.

11. Regulador de controle de ar sem a ventilação correta


Este é um regulador de controle de ar acima de uma válvula de processo. A carcaça com o vazamento é uma válvula de retenção. A junta entre as duas superfícies de montagem falhou, atestando que este dispositivo estava vazando e não liberando o excesso de pressão.

12. Vazamento de gases caros no tanque de retenção externo



Este é um tanque de argônio ao ar livre. Nessa instalação, o argônio é canalizado do tanque de armazenamento para a instalação, e usado no processo de produção. O argônio é um gás caro e, quando as válvulas estão vazando, é dinheiro saindo diretamente do tanque.

13. Vazamentos de robótica impactam a qualidade do produto

 

Este é um robô “pick and place” com ventosas pneumáticas. Se a sucção ou o atuador forem fracos, as peças coletadas podem cair ou não serem colocadas na posição correta, afetando a qualidade do produto. Muitas vezes, quando problemas de sucção são relatados, todos os componentes são substituídos, pois é difícil isolar o problema específico. Em vez de verificar cada elemento independentemente, com o Fluke ii900 é possível verificar se há vazamentos mesmo durante a operação.

14. Vazamentos no sistema de vapor são caros


Este sistema de vapor apresentou vazamentos no purgador. Esses tipos de sistemas geralmente são inacessíveis, dificultando a identificação de problemas, o que pode gerar grande perda financeira, uma vez que a produção do vapor é cara.

Conforme observado nas diversas situações citadas, vazamentos de ar ou gás podem ser difíceis de identificar, especialmente, se você não souber onde procurar. Esses exemplos demonstram que os vazamentos podem estar em muito mais lugares do que os sistemas básicos, e os problemas causados podem ser muito onerosos. Utilizando o Gerador de Imagens Industrial Ultrassônico Fluke ii900, é possível identificar facilmente esses e outros tipos de vazamentos de ar ou gás para manter seus sistemas funcionando com eficiência.

Para saber mais sobre os equipamentos da Fluke, clique aqui e saiba como mantemos o seu mundo funcionando!

Leia também:

A importância da imagem térmica em programas de manutenção preditiva

Tecnologia na Indústria: as principais tendências para 2022

Siga nossa página no Facebook e Linkedin

 


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário