NOSSO BLOG
22/06/2022 às 14h30
7 ferramentas essenciais para eletricistas
7 ferramentas essenciais para eletricistas

O espaço da mala de ferramentas de um eletricista é sempre bastante limitado, por isso é tão importante certificar-se de que os instrumentos nela transportados são realmente essenciais. A chave para otimizar a sua mala de instrumentos é selecionar ferramentas que sejam versáteis, confiáveis, robustas e compactas. Além disso, contar com soluções com múltiplas funcionalidades pode ser valioso no dia a dia do eletricista.

Recentemente, perguntamos aos eletricistas quais eles consideravam ser as cinco principais ferramentas indispensáveis em seu trabalho. Como houve alguns empates, listamos abaixo os sete instrumentos essenciais que não podem ficar de fora do cotidiano desses profissionais.

1. Verificador de tensão sem contato

A capacidade de medir a tensão sem cabos de teste pode economizar tempo e garantir a segurança. Com tecnologia FieldSense e um design de pinça aberta, o verificador elétrico Fluke T6-1000 PRO desliza sobre o condutor para medir facilmente tensões de até 1000 V CA e 200 A CA. Poder medir a tensão e a corrente ao mesmo tempo e eliminar a necessidade de abrir tampas ou remover porcas garante mais rapidez e eficiência para realizar as medições.

2. Ferramentas isoladas

A linha de ferramentas manuais com isolamento da Fluke atende aos mesmos requisitos rigorosos de segurança, confiabilidade e ergonomia de todas as ferramentas Fluke. Projetadas com precisão e forjadas em aço CMV alemão, os equipamentos isolados da marca oferecem uma longa vida útil de serviço para ajudar aos eletricistas e os manterem seguros.

Certificadas para 1.000 V CA e 1.500 V CC, as chaves de fenda isoladas da Fluke oferecem proteção superior contra choques elétricos e quedas acidentais em equipamentos energizados. O cabo ergonómico adapta-se à mão do usuário, causando menos tensão e fadiga de trabalho, além de fornecer torque máximo.

Os alicates de combinação com isolamento da Fluke proporcionam uma aderência segura e poderosa por meio de garras serrilhadas e um orifício de fixação de quatro pontos. Seu formato fino facilita o manuseio de fios em espaços apertados e ocupa menos espaço na mala de ferramentas. E são 20% mais leves que alicates semelhantes.

Com um design de mandíbula fina, os alicates de ponta longa da Fluke desempenham dupla função. Zonas de aderência de padrão de onda fresada exclusivas e quatro pontos de fixação para puxar objetos redondos fornecem uma aderência antiderrapante. Além disso, o equipamento possibilita cortar os fios com a lâmina na borda.

3. Alicate amperímetro

Os alicates amperímetros têm sido grandes aliados dos eletricistas. Com os alicates amperímetros Fluke 377 e 378 FC True-RMS  preso ao condutor é possível ler as medições de corrente e tensão pelo smartphone a uma distância segura da zona de arco voltaico. A ferramenta permite medições precisas de até 1000 A CA/CC e 1000 V CA/CC e com a tecnologia FieldSense, é possível realizar as leituras em CA sem contato com o condutor exposto. Além disso, os equipamentos também realizam medições de registro e tendência para capturar falhas intermitentes. Outro destaque é a sua capacidade de criar e enviar relatórios direto do campo.

4. Multímetro

multímetro digital Fluke 117 foi projetado por eletricistas para eletricistas com o intuito de fornecer importantes recursos de medição, 10 A, resistência, continuidade, frequência e capacitância, juntamente com detecção de tensão sem contato integrada, Volts automáticos e funções LoZ. Exatamente o que os profissionais carecem para trabalhar de forma mais precisa e produtiva.

5. Testadores de isolamento

Com o medidor de isolamento Fluke 1587 FC, os eletricistas têm em mãos um testador de isolamento digital integrado a um completo multímetro digital true-rms em um instrumento compacto. A ferramenta foi desenvolvida para identificar problemas de isolamento, ler e salvar os resultados diretamente no medidor. Também é possível ler os resultados remotamente e compartilhar com os colegas por meio de um smartphone.

6. Testador de luz fluorescente

Eliminar a tentativa e erro de manter a iluminação fluorescente e economizar muito tempo são os grandes diferenciais do testador de luz fluorescente Fluke 1000FLT, que executa cinco testes essenciais de iluminação fluorescente por meio de um dispositivo compacto. Além disso, o equipamento testa a lâmpada, o reator, a tensão sem contato, a continuidade do pino e o discriminador do tipo reator. O Fluke 1000FLT foi também projetado para resistir a uma queda de até 2 metros.

7. Testador de aterramento

Testadores de aterramento são essenciais para auxiliar a manter o tempo de atividade e a reduzir o risco de choque elétrico aos usuários. Se as correntes de fuga não tiverem um caminho para descarga na terra através de um sistema de aterramento devidamente projetado e mantido, elas encontrarão outros caminhos não planejados, que podem incluir a passagem por uma pessoa.O testador de aterrramento 1625-2 KIT realiza todos os quatros métodos de teste de aterramento essenciais que os usuários exigem:

·         Queda de potencial de três e quatro polos e teste de loop de resistência de aterramento

·         Testes seletivos com aterramento usando um alicate

·         Testes de resistividade de solo de quatro polos

·         Testes de aterramento sem estacas, usando dois alicates

Quer conhecer mais ferramentas essenciais para os eletricistas? Clique aqui e saiba como a Fluke mantem o seu mundo funcionando!

Leia também:

4 mitos sobre segurança elétrica que podem te surpreender

Dica de manutenção: como os equipamentos multifuncionais contribuem na redução do inventário?

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário