NOSSO BLOG
29/06/2022 às 18h22
5 regras de segurança vitais para trabalhar com cabos de fibra óptica
5 regras de segurança vitais para trabalhar com cabos de fibra óptica

À medida que as fibras ópticas tornam-se o núcleo principal de todas as redes de centros de dados, a necessidade de certificá-las e testá-las também se torna crítica. Se os testes desempenham um papel fundamental para garantir que os cabos de fibra óptica que compõem a rede estejam funcionando de maneira eficiente, a segurança dos profissionais neste processo também deve ser uma questão prioritária. Confira cinco regras vitais para se manter seguro ao trabalhar com cabos de fibra óptica.

1. Conheça os padrões que se aplicam ao seu trabalho

Esteja você instalando novos cabos de fibra óptica ou solucionando problemas em uma rede de fibra já existente, ter um conhecimento prático das regulamentações que se aplicam ao projeto pode ajudar você e sua equipe a se manterem seguros e garantirem que o projeto fique nos trilhos. Por isso, a chave é seguir à risca as melhores práticas regulatórias, além das normas de segurança de sua empresa, em qualquer trabalho ou novo projeto.

2. Mantenha o campo de trabalho limpo

Vale lembrar que a fibra no centro de um cabo de fibra óptica é de vidro, ou seja, é poderosa, mas delicada, e capaz de causar grandes ferimentos quando danificada ou quebrada. Portanto, controlar perigosos fragmentos de vidro durante o trabalho manterá você e sua área de trabalho sempre seguros.

- Use óculos de segurança com proteções laterais para evitar que fragmentos de fibra atinjam seus olhos. Mantenha as mãos longe do rosto enquanto estiver trabalhando e sempre lave bem as mãos antes de tocar no rosto ou nas lentes de conta

- Use um avental de laboratório descartável para reduzir que lascas de fibra se acumulem em sua roupa e sejam transferidas para outras superfícies

- Não permita alimentos ou bebidas na área de trabalho. Não apenas as partículas do seu horário de almoço podem contaminar seu trabalho, como os fragmentos de fibra são impossíveis de ver, mas fáceis de ingerir se caírem na comida – o que pode levar à hemorragia interna e até à morte

- Certifique-se de que sua área de trabalho seja bem ventilada para ajudar a evitar que pequenas partículas de vidro do cabo de fibra óptica sejam transportadas pelo ar e inaladas.

- Descarte adequadamente todos os restos de cabos de fibra óptica em um recipiente rotulado com uma tampa segura

- Certifique-se de que haja espaço adequado em torno de qualquer risco de faísca ou fontes de calor, como máquinas de fusão e fornos de cura, para reduzir o risco de incêndio.

- Limpe no final do dia para controlar os fragmentos de fibra e manter a segurança de todos no trabalho.

3. Entenda os produtos químicos que você está manipulando

Os processos de emenda e terminação de fibra óptica incorporam vários produtos químicos, limpadores e adesivos. Familiarize-se com a Folha de Dados de Segurança do Material (FDSM) para os produtos químicos que está utilizando e sempre siga os procedimentos de manuseio seguro.

4. Esteja ciente do seu ambiente

Os trechos de cabo de fibra óptica geralmente dividem espaço com outros tipos de cabeamento, incluindo condutores de energia. Eles podem estar em espaços confinados, em cima de postes ou perto de linhas de energia ou equipamentos energizados. Os riscos podem variar de deixar cair uma ferramenta no pé ou pegar uma lasca de vidro a voltagens induzidas, gases explosivos e fios carregados.

Fique atento ao seu entorno e a quaisquer perigos, seja em seu local de trabalho ou com a tarefa específica em mãos. Sempre observe as regras de distância mínima de aproximação da NFPA ao trabalhar perto de linhas e fontes de energia.

5. Use ferramentas adequadas

Nunca olhe diretamente para a extremidade de um cabo de fibra óptica. Você não verá nada, mesmo que o cabo esteja energizado - mas a luz infravermelha invisível ainda pode ocasionar danos aos seus olhos. A ferramenta certa não só pode ajudá-lo a fazer o trabalho melhor e mais rápido, como também pode evitar possíveis lesões. A Fluke Networks possui os equipamentos que você precisa:

- O Detector de Fibra Ativa FiberLert™ é a maneira mais fácil de detectar luz de fibra óptica invisível para verificar a atividade, polaridade e conectividade da fibra — sem a necessidade de configuração ou interpretação.

- Detectores visuais de falhas, como o Testador de Continuidade do Cabo VisiFault™, injetam luz visível em uma fibra que pode ser detectada na face final ou em curvas severas, quebras ou conexões ruins.

- Medidores de potência medem a perda de inserção e os níveis de potência na extremidade de uma fibra. Ferramentas como o SimpliFiber® Pro e os Medidores de Potência Óptica MultiFiber™ Pro podem ajudá-lo a determinar se a fibra pode suportar uma determinada aplicação.

 

Quer saber mais sobre o universo do cabeamento? Clique aqui e saiba como a Fluke mantem o seu mundo funcionando!

Leia também:

Quando precisamos de um testador de cabo e rede?

Tecnologia na indústria: como utilizá-la a seu favor

Fluke Connect: conheça as facilidades que o software garante para a rotina de trabalho

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário