NOSSO BLOG
19/10/2022 às 18h14
6 benefícios do teste de sistemas de ar comprimido na indústria
6 benefícios do teste de sistemas de ar comprimido na indústria

O ar comprimido é um dos mais importantes insumos na indústria de alimentos e bebidas, depois da água, eletricidade e do gás natural. Além de sua eficiência energética, o ar comprimido tem um importante papel nas linhas de produção, uma vez que é responsável por movimentar produtos, operar ferramentas pneumáticas ou bombear líquidos para diversas finalidades em cadeias de produção, embalagem e limpeza. Dessa forma, mesmo pequenos, os vazamentos em sistemas de ar comprimido podem gerar grandes perdas às indústrias.

O ar comprimido e os gases precisam estar disponíveis a uma pressão específica para atingirem as metas de produção e qualidade, no entanto, muitas empresas veem os vazamentos de ar como custos inerentes aos negócios. Esses custos podem ser altos em relação à perda de energia e vistos também como custos relacionados à perda de eficiência, qualidade e tempo de inatividade.

Assim, localizar e consertar vazamentos resulta em economias significativas, dependendo dos requisitos de pressão e dos custos de energia. Neste sentido, a fórmula usada para determinar a extensão dos vazamentos de ar comprimido em uma instalação é: 

Vazamento (%) = (T x 100) ÷ (T + t) 

T = tempo de carga (minutos)

t = tempo de descarga (minutos).

Os benefícios do teste de sistemas de ar comprimido

Várias são as vantagens de testar os sistemas de ar comprimido nas indústrias, que impactam diretamente no resultado final da produção de uma fábrica. São elas:

  • Aumento de eficiência por meio de manutenção regular: os sistemas de ar comprimido que não recebem manutenção regular após a instalação podem perder de 20% a 30% do ar comprimido apenas em vazamentos.

  • Redução das despesas: a queda de pressão geralmente é diagnosticada erroneamente como falha de equipamentos, resultando em investimento de capital adicional em novos compressores de ar.

  • Diminuição do tempo de inatividade: o tempo de produção perdido devido a quedas de pressão ou à instalação de novos equipamentos exigirá que o equipamento seja colocado em inatividade e afetará negativamente os cronogramas de planejamento. O tempo de inatividade não planejado custa uma média de US$ 200 por minuto, ou seja, evitar essa situação é crucial.

  • Melhoria da qualidade do produto: pressão insuficiente resulta em vedação defeituosa da embalagem, ou leva o alimento a não atender aos requisitos de consistência de textura ou sabor.

  • Melhoria da segurança do produto: vazamentos que causam contaminação geram altos custos com resíduos, multas e danos à reputação.

  • Diminuição da emissão de carbono: sistemas com vazamentos de ar e gás se tornam ineficientes, o que impacta a emissão de carbono de uma empresa e a impede de cumprir metas ambientais ou de sustentabilidade.


Como a Fluke pode te ajudar a identificar esses vazamentos?

O Imageador Acústico de Precisão Fluke ii900 é uma importante ferramenta nos trabalhos relacionados a teste de sistemas de ar comprimido nas indústrias, ajudando os técnicos no estabelecimento de perdas, identificação de vazamentos de ar e determinação do custo, além de realizar a documentação e auxiliar nos reparos.

Quer saber mais detalhes sobre o Imageador Acústico de Precisão Fluke ii900? Clique aqui.

Leia também:

14 maneiras em que vazamentos de ar ocultos causam estragos em equipamentos

A magia por trás da otimização dos sistemas de ar comprimido

Siga nossa página no Facebook e Linkedin



COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário