
O mercado de carros
elétricos no Brasil está cada vez mais promissor. Para se ter uma ideia,
segundo a Federação Nacional da Distribuição de
Veículos Automotores (Fenabrave), em 2022, o país bateu recorde de emplacamentos de veículos
deste tipo, com 49,2 mil licenciados, dado que representa um aumento de 41% em
relação a 2021.
Alinhada à esta tendência
e tendo em vista as principais demandas do setor, a Fluke desenvolveu os Kits de Adaptador de Teste FEV300, a fim de testar a segurança e a
funcionalidade das estações de carregamento de veículos elétricos de maneira
fácil e confiável.
A solução não apenas testa as estações de carregamento modo 3 para carregamento CA
(corrente alternada), como resolve possíveis problemas e realiza suas reparações.
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Mas como este processo
funciona na prática?
Os testes realizados pelo
equipamento incluem as verificações de falha de ligação à terra, isolamento de
fios, medição de tensão e ciclo de funcionamento, para verificar a corrente
máxima disponível para carregamento.
Desta forma, não é
necessário contar com um veículo elétrico no local para a resolução de
problemas da estação de carga, uma vez que o adaptador opera como um veículo
elétrico quando ligado a uma estação, permitindo a realização otimizada de
testes de manutenção e desempenho.
Inovação e otimização
nos testes em estações de
carregamento
O FEV300 inclui ainda outras
funcionalidades, como o fato de adaptar-se a estações de carregamento com
conectores de tomada de VE tipo 2, além da função de segurança (Pré-teste PE),
em que o condutor PE será testado quanto ao possível risco de presença de
tensão de ligação à terra.
Além disso, com o
interruptor rotativo de estado PP, o adaptador pode simular diversas
capacidades de corrente dos cabos de carregamento e com o seletor de
interruptor rotativo de estado CP, todos os estados podem ser simulados.
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